quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O Impacto do Desenvolvimento dos Meios de Comunicação na nossa Sociedade

Marcos N. dos Santos
Graduando em Licenciatura em Física pela UFBA

.


Resumo: Este artigo analisa os efeitos e as mudanças sobre as relações sociais com o desenvolvimento e popularização das tecnologias de comunicação. Ao mesmo tempo examina os relacionamentos entre os indivíduos inseridos em uma sociedade em que o tempo para os encontros está cada vez mais escasso e perdendo espaço para os bate-papos virtuais. Como suporte a esta investigação, buscou-se na literatura conceitos e características dos ambientes em que as pessoas estão mergulhadas. Investigou-se também se a disseminação das tecnologias de informação afeta diretamente a questão afetiva do indivíduo.


Palavras-Chaves: 1.internet, 2.relacionamento, 3.comunicação, 4.interação


Introdução

Antes da era da internet, dos ciberespaços, antes mesmo do desenvolvimento do telefone, as pessoas ao se relacionarem umas com as outras necessariamente tinham o contato visual, presencial. Haviam trocas de olhares, afetividade. Com a invensão do telefone, houve a possibilidade dos relacionamentos, das trocas de idéais e das conversas serem feitas sem necessariamente ter o contato pessoal. O crescente mercado de trabalho, a correria do dia-dia e a escassez de tempo cada vez maior das pessoas nos grandes centros urbanos levou ao distanciamento pessoal, ao medo de se expor. Com o advento da internet, veio os chats, os e-mails, as comunicações instantâneas e as comunidades virtuais como o Orkut, blogs, fotologs,portais especializados. Porém, segundo MENDONÇA, tal fato também possibilitou o aumento de interação, através destes recursos. Mas o que se questiona aqui, é o fato de não haver a interatividade, o contato pessoal.O filme "Denise está chamando" trata bem esta questão da dificuldade que as pessoas têm para estabeler relações.
Quem também coloca esta questão é Carlos Holbein em seu texto:"o filme denuncia a nossa indelével dificuldade de estabelecer “relações”. Relações reais, não as virtuais que proliferam na Internet ou na cabecinha de jovens que adotaram o lema “ficar com”... No filme, o que se observa é o perverso pacto do jogo do “faz-de-conta”, disseminado cinicamente pelos protagonistas da história. Os personagens bem que ensaiam o definitivo “encontro”. Contudo, ele nunca se realiza por conta das dificuldades de cada um."
Uma coisa que precisa ser analisada é quão afetada está a relação entre as pessoas, a relação homem-mulher, e a questão sexual. Entramos num mundo totalmente informatizado, onde as pessoas, sentadas a maior parte do tempo diante de computadores, refugiam-se em si mesmas, fugindo ao máximo dos possíveis encontros sociais. Apenas se comunicam pelo telefone, conectadas via internet em redes que, no entanto, crescem continuamente.A questão dos relacionamentos virtuais mostra o isolamento das pessoas em seu mundo de faz de conta.
Há pessoas que não têm medo do contato, da relação pessoal. No filme em questão, a protagonista Denise é uma pessoa que não tem receio em conhecer as pessoas, ela busca o contato humano, gosta de um círculo de amigos. Mas estas relaçoes sociais eletrônicas, paradoxalmente, segundo Cynthia Harumy Watanabe Corrêa em seu artigo, ampliou as relaçoes humanas, há uma crescente busca na rede no intuito das pessoas se integrarem em busca de sua identidade, num ambiente de cibercultura. Isto vem sendo construído através das comunidades virtuais.
Segundo Lemos (2003, p.01), a definição de cibercultura pode ser compreendida como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com com a convergência das telecomunicaçoes com a informática na década de 70. Analisando a sociedade de antigamente, quando uma notícia era recebidas tempos depois de seu acontecimento, seria possível esta sociedade em que estamos viver sem a tv, sem os podcasts, sem os ambientes de interações virtuais?
Na área da educação estamos inserindo cada vez mais as tecnologias conteporâneas. Porém, isto não vem ocorrendo na mesma velocidade e atuação que em outras áreas. Segundo FILHO (2007),
Creio que o nível de desenvolvimento de nossa sociedade não permitiria retroceder nível de comunicação em que estamos. Com isso, pergunta-se que políticas públicas deveriam ser implementadas no sentido de alcançar a toda sociedade? Segundo GARCEZ (2007, p.01), se a comunicação constrói a cidadania, ela deveria ser tratada como outras áreas da atividade humana que são regidas por políticas públicas definidoras de objetivos e metas e reguladoras do papel dos agentes envolvidos em cada processo. É assim na saúde, na educação, no transporte e em outras áreas. A informação que salva vidas, porém, não é reconhecida como um direito de todos.
Neste processo todo,pode-se talvez afirmar que este avanço nas comunicações veio acentuar a dificuldade que uma parcela da população já apresentava nos relacionamentos.



Referências

- Denise está chamando.(1995).Hal Salwen

- GARCEZ, José Roberto. O direito à comunicação: necessidade de uma
política pública para promover a inclusão social. 2002.

- http://pt.wikipedia.org/

- Interação e Mudanças na Comunicação: o papel da internet na sociedade.MENDONÇA, Marina Alves de, FEITOSA, Luiz Tadeu. http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/1494/1155

- FILHO, João Mendes.INCLUSÃO DIGITAL - UM SONHO DISTANTE OU UMA REALIDADE?

- LEMOS, André. Agregações Eletrônicas ou Comunidades Virtuais? Análise das listas Facom e Cibercultura. [S.l.], 2002a. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/agregacao.htm

- LEMOS, André. Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.

-http://www.blogger.com/www.poltronaespecial.pro.br/dezembro.htm

2 comentários:

professora disse...

Marcos,

Seu texto está bem estruturado e claro q ainda falta outras indexações (o q era o rádio antes qdo mandava notícias lá pro interior depois q essas notícias já haviam circulado na tv, jornal.. e o q hj é o podcast?..)
Vá pensando em suas considerações finais e atente p/algumas correções destas palavras/termos:
- ESCASSO, HOUVE,ESTABELECER, AFETA/AFETIVA muito próximos, Qdo se referir as tecnologias da informação, complete c/comunicação p. q é isso q identifica as TIC, COM/COM 2 vezes.
Avante !!!

professora disse...

Boa conclusão do texto, ficou dinâmico, fluido e c/ótimos recursos de hipertexto.

Vc é um ótimo físico/crítico cinematográfico.

parabéns !!

Nota 10,0