quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Hipertextualidade e Interatividade

O que dizem...
Lemos


    André Lemos

    Doutor em sociologia pela Universidade Paris V/Sorbonne, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, diretor do Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura, atual presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil/COMPÓS.


    "Ação dialógica entre homem e técnica. Nova forma de interação técnica, de característica eletrônico-digital, difere da analógica. A interação homem-técnica é uma atividade tecno-social. A relação deixa de ser passiva ou representativa, passando a ser ativa e permitindo inclusive a relação inteligente entre máquinas inteligentes sem a mediação humana."

    SITE:
    http://www.facom.ufba.br/hipertexto/
    http://www.icoletiva.com.br/icoletiva/secao.asp?tipo=entrevistas&id=43
    http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/artigos.html
    http://ctjovem.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=9680

Levy



    Pierre Levy

    " O hipertexto é um conjunto de nós por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos, que eles mesmos podem ser hipertextos. Navegar em um hipertexto significa portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode por sua vez, conter uma rede interna. (Levy,1993, p.33)"

    "Interatividade é a disponibilização consciente, a fim de promover mais e melhores interações, admitindo interrupções e reorientações do fluxo informacional em tempo real."

    LIVROS:

    As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. 263 p.
    As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995. 188 p. (em co-autoria com Michel Authier)
    O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. 160 p.
    A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. São Paulo: ARTMED, 1998. 173 p.
    Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 260 p.
    A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.
    A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. 189 p.

    SITES:

    http://www.novae.inf.br/nomes/pierrelevy.htm
    http://www.novae.inf.br/exclusivas/pierrelevy.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u859.shtml

Ramal



    Andréa Cecília Ramal


    Doutora em Educação - PUC-RJ

    Pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe

    “Acredito na possibilidade de que o hipertexto contemporâneo – construído na soma de muitas mãos, e aberto para todos os links e sentidos possíveis - seja uma versão dessa polifonia que Bakhtin procurava; e na escola, uma possibilidade para construir uma sala de aula aberta à pluralidade de vozes, à construção coletiva, à partilha das interpretações, à democracia da palavra.”

    "Creio que o computador vai substituir o professor. Estou falando, é claro, do professor-transmissor de conteúdos, parado no tempo, aquele das conhecidas fichas que serviam para todas as turmas, ano após ano. Aquele que pensava que, mesmo apresentando as coisas de maneira maçante e tradicional, trazia novidades para pessoas que não sabiam quase nada. Essa transmissão de dados passará a ser feita pelo computador de um modo muito mais interessante: com recursos de animação, cores e sons; o aluno terá papel ativo, buscando os temas em que deseja se aprofundar. Algo excluído há muito tempo do currículo entrará na escola: a própria vida do estudante. Então caberá a nós reinventar a nossa profissão."

    Livros:
    RAMAL, Andrea Cecília.História de gente que ensina e aprende. EDUSC:São Paulo, 1999.
    RAMAL. Andrea Cecília. Educação na Cibercultura. Artmed: São Paulo, 2002.

    Sites:
    http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Avaliar_na_Cibercultura.pdf
    http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/professor_proximo_milenio.pdf
    http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pd

Silvaft



    Marco Silva

    "O hipertexto se apresenta então como novo paradigma tecnológico que liberta o usuário da lógica unívoca, da lógica da distribuição, próprias do sistema mass-mídia predominante no séc.XX. ele permite a reinvenção da própria natureza e materialidade das velhas tecnologia informacionais em novas tecnologias informatizadas convencionais. Ele democratiza a relação do indivíduo com a informação, permitindo que este ultrapasse a condição de consumidor, de espectador passivo, para a condição de sujeito operativo, participativo e criativo.pode-se dizer que o hipertexto é o grande divisor de águas entre a comunicação massiva e a comunicação interativa. É essencialmente um sistema interativo e materializado no chip, ele faz deste o ícone por excelência da complexidade em nosso tempo."

    "Na era da interatividade ocorre a transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade). Isto significa modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor.O emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente, uma mensagem fechada, ele oferece um leque de elementos e possibilidades à manipulação do receptor. A mensagem não é mais “emitida”, não é mais um mundo fechado, paralisado, imutável, intocável, sagrado, ela é um mundo aberto, modificável na medida que responde às solicitações daquele que a consulta. O receptor não está mais em posição de recepção clássica, ele é convidado à livre criação e a mensagem ganha sentido sob sua intervenção."

    Livros:
    SILVA, Marco. Educação Online,2003.
    SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro. Quartet Editora, 2000

    Site:
    http://www.saladeaulainterativa.pro.br/
    http://www.senac.br/informativo/BTS/272/boltec272e.htm
    http://www.icoletiva.com.br/icoletiva/secao.asp?tipo=entrevistas&id=40
    http://www2.uerj.br/~emquest/emquestao08/aulainterativa.htm
    E-mail: marco@msm.com.br.

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