quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Sociedade Contemporânea

Sociedade Contemporânea - Vídeo América
João Moureira Sales

Narrado por Jośe Wilker
Produção de Valter sales.
Fotografia Valter Carvalho


Este vídeo começa por falar sobre sua população, sua origem, sua conteporaneidade.A imigração mexicana para indo os EUA. Leia tudo...

    O desenvolvimento da infraestrutura, impacto das estradas, das pontes, dos prédios no cenário dos Estados Unidos.Os veículos na década de 50 tornou-se tão importante na movimentação pelo país quanto a liberdade vista pelas janelas dos carros.Já desde cedo já imprecionava o número de veículos circulando pela ruas.Era a cultura do carro fascinava a população.Iam ao cinema sem sair do carro.Deixou marcas que até hoje ainda influencia a paisagem atual.A força do movimento gerou uma cidade inteira. O vídeo faz uma comparação:Um cauboi em seu cavalo parece ser algo diferente mas há algo que os une.São como motoristas de caminhão.
    O vídeo fala sobre as cidades onde as gangues dominam.Bairros predominantemente negra.Com território demarcado, com sua música própria, com sua própria cor. Para eles morrer violentamente é um ato heróico.
    Em Nova york convivem inumeras culturas, de diferentes países e idiomas.
    Vale da morte na clalifórnia.Uma paisagem seca, imensa.
    Na américa tudo é novo, virgem, não é conhecido.
    Para os primeiros que aqui chegaram os índios eram um acidente geográfico e foram exterminados.
    No mississipe os caminhões velozes cruzam suas estradas. Os trens, os carros são deixados para trás, em pleno deserto.Pessoas são esquecidas nos desertos.Moram isoladas, num universo precário, onde carros velhos são depositados.
    Los angeles hoje tomadas por prédios, inúmeras ruas, carros.Seus moradores, muitos se esqueceram da paisagem que alí existia.
    Em Nova Orleans o Jazz tinha inúmeros fiéis.Uma música que surgiu nos EUA.Para os americanos o Jazz é uma questão de identidade.
    A América não se restringiu a América, se espalhou pelo mundo.A cultura, o estilo de vida,a liberdade, as maravilhas que existiam na América fascinou o planeta. O cinema fez várias cidades, vários símbolos americanos famosos.
    O caubói na tela do cinema é americano,os produtos que são produzidos sem uma história,os mexicanos que imigraram para os EUA são cidadão americanos.
    Música mais melancólica do que o Jazz.O Blues é um estado de espírito segundo o vídeo.O clima da saudade é evidente, de uma cidade, de um lugar.Robson Jacksom era o maior tocador de blues. O bluesmam é inconformista. Elves foi o primeiro branco a se expimir com o Blues.O Blues era sinônimo de rebeldia, a américa ainda não estava acostumada a ver uma música negra até que cantores famosos a cantaram.Entam a América percebeu que esta música de viajantes merecia ser ouvida.O blues se expalhou, foi longe demais, vaijou demais até perder sua força.
    A América chega então a conclusão que viajar não faz mais sentido. No meu entender este "viajar" significa ampliar-se, torna o paneta a América.
    Há um cansaço na america, nos último anos há uma decadência ética e econômica, principalmente depois que os japoneses entram em cena. Parece que a America não tem mais nada a oferecer. Grandes símbolos da música americana morreram.
    Hoje os materiais são outros, a matéria prima mudou. A tecnologia de softwere, computadores,informática dominam o cenário.30% da produção mundial sai da America, e o vale do silício tem grande importância.
    No vale do silício cientistas empregam todos os seus esforços no aprimoramento dos computadores. Hoje muitas coisas podem ser feitas de casa.As pessoas se "movem" sem sair do lugar.Realizam va´rias atividades sem sair de casa.Na era da comunicação instantânea as coisas estão próximas.Não será o mesmo como antes.

Um comentário:

professora disse...

Boa condução narrativa, descrição cinematográfica das cenas abordadas no filme e detalhes que aguçam a curiosidade de um visitante do blog.
Apenas acho q vc poderia ter explorado mais a questão conjuntural da sociedade a partir desse "deslocamento imaginário" promovido pelas TIC e faltou um pouco de atenção no teclar.. (expalhou, paneta, cidadãoS)
Parabéns !!

Nota 9,0